Tracking Climate Financing #2: Entendendo o Tietê River Cleanup Program, Stage IV (BR-L1492).

Dando continuidade à série Tracking Climate Financing, onde apresentamos projetos específicos de financiamento climático presentes em nosso tracker, continuamos com projetos brasileiros de notoriedade, o escolhido para hoje é o Tietê River Cleanup Program Stage IV.

O que é o Tietê River Cleanup Program Stage IV?

Aprovado em outubro de 2018, o projeto é a fase mais recente de uma continuação no programa de despoluição do rio Tietê – rio que corta São Paulo e é historicamente marcado por poluição urbana e industrial- iniciado em 1992, sendo uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento Interamericano e o Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Saneamento de Básico de São Paulo (SABESP).

Figura 1: Etapas de implantação do Projeto Tietê na RMSP

Fonte: SEBASP, 2008

Em suma, o projeto visa contribuir para a melhoria das condições ambientais e sanitárias na bacia hidrográfica do Alto Rio Tietê, na Região Metropolitana de São Paulo, reduzindo assim a carga orgânica proveniente de efluentes domésticos lançados no Rio Tietê, por meio da expansão sustentável e otimização do sistema de coleta, transporte e tratamento de esgoto.

Como o financiamento funciona?

De caráter mitigatório, esse que já nascera como uma continuidade, deu-se por meio de empréstimo para financiamento, a partir de uma linha de financiamento flexível do Banco de Desenvolvimento InterAmericano no valor de USD 300.000.000,00, e uma contrapartida de cofinanciamento nacional de USD 200.000.00,00.

Quanto a distribuição desse financiamento, este ocorro em três componentes: (i) obras de esgotamento sanitário responsável por financiar esgotamento sanitário que incluem construção de redes de coleta e respectivas, ligações domiciliares, estações elevatórias, coletores troncos e ampliação da capacidade das plantas de tratamento; (ii) sustentabilidade operacional e institucional subdividindo-se em três âmbitos: fortalecer a capacidade da Sabesp no âmbito da gestão dos sistemas de esgotamento sanitário, desenvolver e implantar projetos que introduzam tecnologias operacionais inovadoras no âmbito dos serviços de agua e esgotos, e apoio estruturante às Sabesp para atender aos requerimentos do ente regulador. Além destas, fora previsto o apoio a gestão, monitoramento e avaliação. (SABESP, 2018).

Tabela 1: Distribuição dos valores de investimento nos componentes do Programa Tietê IV

  COMPONENTE/CATEGORIACRONOGRAMA US$ x 1000
BancoSabespTotal
Componente 1- obras de Esgotamento sanitário.290.600187.400478.000
Componente 2 – Sustentabilidade Operacional e Institucional7.0007.00014.000
Apoio a Gestão, Monitoramento e Avaliação2.4005.6008.000
TOTAL GERAL300.00200.000500.000

Fonte: Elaboração própria a partir de dados fornecidos pela Sabesp, 2018

Como está o andamento do projeto?

Atualmente o projeto continua em processo de implementação, com seu ultimo relatório fornecido pelo BID sendo publicado em 0 de janeiro de 2026, referentes ao andamento do projeto no primeiro semestre de 2025. Até a data do documento, os repasses do BID ultrapassaram 51% do valor total do projeto, o que demonstra uma execução financeira consistente.

De maneira geral, o projeto tem conseguido progredir quanto a ampliação do número de domicílios atendidos chegando a 78%; redução efetiva da carga orgânica com 568 t/dia; e capacitação técnica e regulatória dos profissionais atuantes. Entretanto, ainda entraves como ritmo das obras físicas que se encontram em atraso relativo, embora os contratos estejam ativos e em execução; expansão da capacidade de tratamento com avanço ainda inicial; e ainda fragilidades na gestão social do projeto.

Em síntese o programa vem tendo execução real com resultados mensuráveis, especialmente em termos de cobertura de saneamento e redução da poluição.

Referências

SÃO PAULO (Estado). Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP. Programa de Despoluição do Rio Tietê – Etapa IV: Avaliação Ambiental e Social (AAS) e Marco de Gestão Ambiental e Social (MGAS). São Paulo, 2018. Disponivel em: https://www.sabesp.com.br/site/uploads/file/projeto_tiete/projeto_tiete_versaofinal.pdf. Acesso em: 01 fev. 2026.

ANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID). Tietê River Cleanup Program, Stage IV (BR-L1492): PMR Public Report – First Period Jan–Jun 2025. Washington, D.C., 2025. Disponível em: https://www.iadb.org/en/project/BR-L1492 . Acesso em: 01 fev. 2026.

plugins premium WordPress