
Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Pará (FACECON/ICSA) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA).
Doutorado e Mestrado em Economia na Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Graduação em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
A agenda de pesquisa é focada, principalmente, nas grandes áreas da Macroeconomia e da Economia Internacional, com ênfase nos seguintes temas: complexidade econômica, comércio internacional, crescimento econômico, padrão de especialização produtiva e exportadora.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia PPGE/UFPA. Doutor em Economia Aplicada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais – CEDEPLAR / UFMG, com passagem pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe – CEPAL/ONU e pelo Centre of Latina American Studies – CLAS da University of Cambridge – UK. Graduado em Ciências Econômicas pela UFMG. Mestre em Economia da Indústria e Desenvolvimento Econômico pelo pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Tem experiência na área de Economia com ênfase em Macroeconomia, Desenvolvimento, Crescimento Econômico e Economia Regional. Atua principalmente nos seguintes temas: Mudança Estrutural (Industria e Serviços), Política Econômica, Planejamento Regional, Economia Brasileira e Latino Americana. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Política Econômica e Desenvolvimento Produtivo – LAPED (www.olaped.com.br)
Doutor em Ciências Políticas e de Planejamento pela Universidade de Tsukuba (Japão), mestre em Economia pela Jawaharlal Nehru University (Índia) e bacharel em Economia e Política pela Presidency University, em Calcutá. É pesquisador sênior na ORF America, onde lidera o programa de economia global e política de desenvolvimento, com foco em governança da economia digital, inclusão financeira, financiamento climático e expansão de sistemas de proteção social.
De 2013 a 2021, foi pesquisador de políticas públicas no Center for Global Development (CGD), onde produziu estudos sobre identificação digital, serviços financeiros e padrões globais de certificação de saúde. Atuou anteriormente como professor associado no National Institute of Public Finance and Policy (Índia), com ênfase em gestão de gastos públicos e financiamento social.
Mukherjee é autor de diversos artigos em periódicos internacionais como Nature, Conservation Letters, Agricultural Economics e Journal of Asian Economics, e coautor do livro Social Sector in a Decentralized Economy: India in the Era of Globalization (Cambridge University Press, 2016). Atuou em projetos e pesquisas no Japão, Brasil, Iêmen e Sri Lanka
Louis-Philippe Rochon é professor titular de Economia na Laurentian University, no Canadá, onde leciona desde 2004. Doutor pela New School for Social Research, foi premiado por sua dissertação sobre moeda endógena e economia pós-keynesiana. É referência internacional em teoria e política monetária, economia pós-keynesiana e política fiscal.
Fundador e editor emérito da Review of Keynesian Economics, atualmente é editor-chefe da Review of Political Economy e coeditor das séries Elgar de Bancos Centrais e Política Monetária e Novas Direções na Economia Pós-Keynesiana. Atua também como editor consultor e membro de conselhos editoriais de diversos periódicos internacionais.
Rochon já publicou cerca de 180 artigos acadêmicos e é autor ou organizador de mais de 50 livros. Foi professor ou pesquisador visitante em instituições na Austrália, Brasil, França, Itália, México, Polônia, África do Sul e EUA, e palestrou em mais de 20 países. Recebeu apoio de instituições como o SSHRC (Canadá), Fundação Ford e Fundação Mott.
Rogério Studart é pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e participou de diferentes debates sobre macroeconomia, desenvolvimento sustentável, relações Brasil-China e finanças internacionais. Além de consultor das Nações Unidas, de instituições multilaterais e de governos, é membro do Conselho Diretor do Centro Brasil no Clima e membro destacado da Federação Global de Conselhos de Competitividade. Ele trabalha e defende iniciativas para promover análises baseadas em evidências e orientadas por políticas sobre os custos, benefícios e oportunidades de um crescimento e desenvolvimento ambientalmente saudáveis e de baixo carbono. Foi Diretor Executivo do Grupo Banco Mundial (incluindo IFC, IDA e MIGA) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (incluindo IIC e FOMIN) e pesquisador sênior da Brookings Institution e do World Resources Institute. Ocupou cargos como macroeconomista e especialista em finanças para o desenvolvimento nas Nações Unidas (CEPAL e UNCTAD), no IBGE e no Banco Lar Brasileiro. Como acadêmico, foi autor e coautor de diversos livros, publicou artigos em periódicos especializados e foi professor da Faculdade de Economia e do Instituto de Economia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É doutor em Economia pela University College London, Inglaterra.
Possui graduação em Economia pela UFPA (1991), mestrado em Economia pela UNICAMP (2001) e doutorado em Ciências Sociais (Programa de Estudos Comparados sobre as Américas) pela Universidade de Brasília (2010). É professora associada e pesquisadora da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Possui vasta experiência no ensino, pesquisa e consultoria na área de Economia e Direito, com ênfase em desenvolvimento e políticas públicas, atuando principalmente em temas ligados à Amazônia e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). É líder do grupo de pesquisas MinAmazônia (Políticas Públicas e ODS na Amazônia), no CNPQ. Tem publicações em temas como políticas públicas, desenvolvimento, pobreza, microcrédito, indicadores, direito e justiça, mercado de trabalho, agricultura familiar, ODS e mineração.
MA em Economia, Universidade de Tsukuba, 1999
Ph.D em economia, New School for Social Research, 2005
Deputado Federal, 2011-2014
Secretário de Relações Internacionais do Ministério do Planejamento. 2015
Secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, 2015-2016
Governador Alterno do Brasil no BID e CAF – 2016
Membro do Conselho de Administração da BBDTVM – 2015-2016
Presidente do Comitê de Investimentos do Fundo de Investimento do FGTS – 2016
Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Pará. Doutor em Economia pelo programa de pós-graduação do CEDEPLAR/UFMG com período de estágio no exterior na University of Leeds (Reino Unido).
Graduação em Ciências Econômicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Mestrado em Economia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Doutorado em Economia na Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
© 2024 CFC-GS. Todos os direitos reservados.
Copyright © 2024 CFC-GS | Desenvolvido por Yesbil e Yna Comunicação.